A nova regra do cheque especial entrou em vigor no primeiro dia desse mês. A sua intenção é diminuir o endividamento daqueles que o utilizam junto aos banco. Todos já sabemos que é uma das linhas mais caras de crédito e que uma mudança realmente era necessária.

Vamos explicar como a nova regra será aplicada pelos bancos. Também vamos descobrir quais são as vantagens para aqueles que estão com o limite sendo utilizado.

É bom também aproveitar para falar um pouco sobre a taxa de juros. Mostraremos como o empréstimo consignado é mais vantajoso em relação ao cheque especial.

O cheque especial!

É uma das modalidades de crédito mais usadas no Brasil, mesmo com uma alta taxa de juros. Hoje,  está em aproximadamente 311,9% ao ano.

Clique aqui e veja o nosso post comparando as taxas juros de várias modalidades de crédito.

O valor do cheque especial já é aprovado pelo banco de acordo com seu perfil de ganho. Já fica disponível e vinculado junto ao seu saldo na conta corrente. Esse acesso facilitado com a contratação e disponibilização de crédito imediato, transforma esse produto uma possível “armadilha” de crédito.

Utilize o cheque especial para emergências e não consumo

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indicam que; 34 % das pessoas utilizam o cheque especial para imprevistos de doenças e compras de medicamentos; 23 % utilizam para quitar outras dívidas; 18 % para manutenção de veículos e 17 % por descontrole financeiro.

A mesma pesquisa trás números bem interessantes e preocupantes. Dentre os pesquisados,17% dos brasileiros utilizaram o cheque especial nos últimos 12 meses e desses, quase metade (cerca de 46%, clique aqui para ler a reportagem completa da CNDL), utilizam todos os meses.

Fique por dentro do que mudou

A nova regra vem principalmente para ajudar aqueles que possuem dívida no cheque especial, e , pagar esta de uma forma mais vantajosa.  Isto mesmo, o banco deverá oferecer condições de parcelamento da dívida, por uma taxa mais barata. Isto somente será oferecido se após utilizar por 30 dias consecutivos o mínimo de 15% do valor total do cheque especial.

Exemplo: Caso seu cheque especial seja de R$1.000,00 (mil reais), utilizar no mínimo R$200,00 (duzentos reais) por um total de 30 dias seguidos.

Lembramos que não é obrigação aceitar a negociação, da mesma forma, que se negociar, o banco poderá cancelar ou reduzir o limite aprovado em sua conta.

Outra importante situação é que o banco não irá mais vincular (somar) o saldo da conta-corrente com o valor do cheque-especial. Este tipo de informação no extrato realmente mostrava algo irreal da saúde financeira da conta.

Por último, através dos canais de comunicação, seja via internet, telefone, mensagem via celular entre outros, o banco irá te alertar quando utilizar o cheque especial.

Saia do cheque especial faça um empréstimo consignado

Aqui na Emprestimofacil.com, somos especialistas no empréstimo consignado. Com taxas muito mais baixas do que outras modalidades de crédito, como o empréstimo pessoal ou mesmo o cheque especial.

Mesmo com a nova regra, certamente é bem mais vantajoso realizar um empréstimo consignado que entrar no cheque especial. Já que a taxa do consignado é à partir de 1.9% ao mês.

Simule conosco!

Aproveite! Acesse a uConecte, faça o seu cadastro e simule um cartão de crédito consignado, empréstimo consignado ou refinanciamento.

SIMULE AGORA


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

2 Comments

Avatar

Alseberto · 10 julho, 2018 às 9:02

É uma grande injustiça,os bancos não concederem empréstimo consignado ao aposentado do INSS,que contribuiu durante todo o seu tempo detrabalho,somente porque completou 80 anos de vida.

    emprestimofacil.com

    emprestimofacil.com · 10 julho, 2018 às 13:50

    Olá Alseberto! Pois é, infelizmente cada banco tem a sua política interna de aprovação. Você pode acessar a uConecte e fazer uma simulação de empréstimo consignado. Ao final da simulação, você pode conferir se existe alguma possibilidade de contratação em algum dos bancos com qual trabalhamos ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Empréstimo consignado indevido, saiba o que fazer!

Nada mais chato que olhar o seu benefício e ver que tem um desconto de um contrato de empréstimo consignado indevido. Na hora ficamos extremamente chateados, achamos um absurdo, de como o banco pode descontar Leia mais…

Dicas

Como consultar o saldo devedor para quitação do Empréstimo INSS?

Vários aposentados e pensionistas do INSS entram em contato com a uConecte querendo consultar o saldo devedor para quitação do seu empréstimo consignado. Essa informação é muito específica e pessoal do titular do empréstimo, portanto Leia mais…

Dicas

Preciso de um empréstimo?

Todos os dias diversas pessoas acessam a uConecte querendo solicitar um empréstimo, mas poucas pessoas fazem a pergunta: “Preciso de um empréstimo?” Como todos querem dinheiro, se esquecem de fazer essa pergunta. Hoje vamos te Leia mais…