Depois de um aumento de apenas 1,81 % no salário mínimo para o ano de 2018, temos uma notícia boa. A previsão do governo já registrado no Orçamento Geral da União, é que o mínimo passe a ser R$ 1.006,00.
Vamos aproveitar o blog da Emprestimofacil.com para contar um pouco da história do salário mínimo. Explicar sobre o aumento e como ele influência no seu empréstimo consignado.
- História do mínimo no Brasil;
- Aumento de 52 REAIS!
- Como é feito o cálculo?
- Cálculo para o salário de 2019;
- Influência no seu empréstimo consignado;
- Aproveite para simular!
Mudanças nas regras do salário mínimo
Foi criado no Brasil na década de 30. A Lei de nº185 foi promulgada em janeiro de 1936 e decreto de lei em abril de 1938.
Após o decreto em abril, o então presidente Getúlio Vargas fixou os valores do salário mínimo no dia 1º de Maio. Quando entrou em vigor naquele ano, existiam 14 salários mínimos diferentes. Sendo que no Rio de Janeiro (a capital do Brasil na época) tinha um salário 3 vezes maior que na região do nordeste.
Hoje essa prática já não existe, é um único salário para todo o território nacional.
Novo salário mínimo! Aumento de 52 reais!
No ano de 2018 o aumento do salário mínimo foi de apenas 17 reais.
Se o aumento de 52 reais realmente for confirmado para o ano de 2019, pela primeira vez na história teremos o salário mínimo acima de mil reais!
Veja aqui o nosso post de quando foi feito o decreto do aumento.
Fórmula de cálculo!
Essa diferença de aumento de 2018 para 2019 é explicada pela forma de cálculo para o aumento.
A fórmula de cálculo será utilizada pela última vez, portanto, temos que ficar atento nas propostas dos candidatos a presidente, pois será um deles quem irá definir como será calculado o aumento.
O cálculo utiliza o PIB (Produto Interno Bruto, que é soma dos bens e dos serviços produzidos no país) de dois anos atrás mais a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do último ano.
Cálculo para o mínimo de 2019
Para 2019, o cálculo vai utilizar o PIB de 2017, que foi de 1% mais a inflação que está prevista de ser 4,2%. Dessa forma o valor chegou a R$ 1.006,00.
Influência no empréstimo consignado
Independente do valor do aumento do salário mínimo, uma coisa que sabemos é que para os aposentados e pensionistas do INSS, ele irá influenciar na sua margem consignável.
Aumentando o valor da margem, você poderá realizar um novo empréstimo consignado. Claro, se ainda não possuir 9 empréstimos sendo descontados no seu benefício.
Simule conosco
Acesse a uConecte e faça uma simulação que a equipe responsável irá verificar os valores que pode realizar, já que teremos que esperar mais alguns meses para utilizarmos o aumento.