Muito se fala sobre a segurança no consignado. Nós mesmos já fizemos vários posts sobre o assunto.
Como: 9 dicas para contratar o seu empréstimo consignado; e as 5 dicas para contratar sem problemas.
Por mais que você e nós da Emprestimofacil.com tomamos os devidos cuidados para melhorar a segurança nas operações, precisávamos de um suporte do INSS. Esse posicionamento veio na semana passada. Um grande apoio para os correspondentes bancários contra uma máfia que prejudicava todo o processo de empréstimo consignado.
Ao longo do nosso texto vamos explicar sobre a posição do INSS, como era o processo quando um beneficiário reclamava de um desconto indevido e como é agora. Utilize o índice para ir direto ao tópico do seu interesse.
- Uma história sobre com os beneficiários era passados para trás;
- Como era a reclamação do desconto indevido;
- Mudança para mais segurança!
- Simule conosco!
Breve história
O processo de reclamação de um desconto indevido era consequência de uma falha na segurança no consignado. Existiam pessoas que orientavam aposentados ou pensionistas menos esclarecidos, dizendo que eles poderiam realizar um novo empréstimo mesmo sem margem consignável.
Mas como seria possível?
Eles orientavam o beneficiário já sem margem a fazer uma reclamação junto ao Banco Central, informando que desconhecia a origem da parcela descontada. Por determinação da justiça, essa parcela parava de ser descontada, abrindo uma nova margem para o beneficiário do INSS. Então realizavam um novo empréstimo consignado, liberando o crédito para o beneficiário… Mas a história não termina aqui.
Após alguns meses de investigação, a justiça iria verificar que o empréstimo era devido e que ele deveria ser descontado. Dessa forma o beneficiário ficava com os descontos duplicados. Este desconto adicional poderia prejudicar financeiramente os assegurados, limitando ainda mais a renda e impedindo gastos em itens básicos, como medicamentos.
Além de ficar sem margem, muitas vezes acabavam com o nome nos órgãos de proteção ao crédito (SPC e SERASA). Enquanto isso, os golpistas já estavam longe.
Lembrando que você pode consultar o extrato do seu benefício no Meu INSS. Veja como aqui no nosso post.
Mas por que abre margem no benefício? Veja no próximo tópico como era o processo de reclamação.
Reclamação de desconto indevido
Assim que um beneficiário reclamava em um dos órgãos (Procon ou Banco Central por exemplo) o desconto da parcela saia do benefício. A investigação demorava alguns meses, assim, a margem do aposentado ou pensionista do INSS era liberada, podendo contratar um novo empréstimo consignado.
Como explicado anteriormente, muitas vezes o beneficiário fazia essa reclamação orientado por uma pessoa não idônea. Mas agora o processo mudou, vejo abaixo como é!
Mudança para maior segurança no consignado
Agora quando alguém reclama que desconhece a parcela em seu benefício, o desconto ainda é retirado e a margem é liberada, mas tem uma diferença importantíssima, o bloqueio do benefício.
Veja aqui a resolução na íntegra divulgada pelo INSS e a publicação no dia 04 de setembro no Diário Oficial da União.
Isso mesmo! Para ter mais segurança no consignado e evitar que o desconto seja duplicado nos benefícios dos aposentados e pensionistas, o INSS agora vai bloquear o benefício de realizar novo empréstimo até o final da investigação.
Dessa forma, aquelas pessoas que queriam aproveitar da situação para fazer mais operações, são afastadas do empréstimo consignado, deixando o processo mais seguro.
Simule com segurança
Você já sabe que a uConecte é segura e confiável. Então aproveita para acessar a nossa plataforma e fazer uma simulação!
Simule o seu empréstimo consignado, refinanciamento ou realizando um cartão de crédito consignado. Estamos online todos os dias da semana, no horário de 9 às 18 e também disponíveis pelo nosso chat.