Se o prazo da Prova de Vida do INSS acabar, seu benefício pode ser bloqueado! Saiba o que é, e como fazer para regularizar a situação fora do prazo e evitar o bloqueio.
Seja na televisão, no rádio ou no jornal, todo ano ouvimos falar sobre a prova de vida do INSS. Portanto, entender o que é, é tão importante quanto continuar recebendo seu benefício mensal do INSS.
Para aqueles que ainda não fizeram, dedicamos o nosso texto sobre este tema e as principais dúvidas. Utilize o índice abaixo para ir direto ao assunto de seu interesse:
- Comprovação de vida/renovação de senha;
- Realizando a comprovação de vida;
- Passo a passo através de um procurador;
- Beneficiário no exterior;
- O prazo já se encerrou;
- Está regular, realize uma simulação.
Saiba o que é prova de vida do INSS/renovação de senha
A prova de vida de INSS também é conhecida como comprovação de vida ou renovação de senha. Esse procedimento é obrigatório para todas as pessoas que recebem benefícios do INSS (clique aqui para conhecer mais sobre seu extrato inss), aposentadoria ou pensão.
A comprovação é feita para evitar fraudes no INSS. Pessoas que recebem benefício indevidamente, de má-fé, poderão responder na justiça e deverão devolver o valor recebido.
Caso não realize a prova de vida dentro do prazo, o seu benefício pode ser suspenso. Dessa forma você pode ficar sem receber o seu dinheiro e impossibilitado de realizar empréstimo consignado. Você só voltará a receber após a regularização no INSS.
Realizando a comprovação de vida
O beneficiário do INSS deverá ir à agência bancária onde recebe o seu benefício (o banco pagador) com um documento de identidade. É preciso que o documento de identificação contenha foto. Pode ser carteira de identidade, de trabalho, de habilitação ou outro documento que tenha fé pública.
Como a prova de vida é feita pelos bancos, eles convocam da sua maneira o beneficiário para realizar esse procedimento. Alguns convocam no mês de aniversário do benefício, ou na data de aniversário do aposentado. Há outros que enviam uma carta um mês antes do vencimento da última prova de vida, para que seja feita uma nova.
O banco também pode cadastrar a sua digital, caso tenha sistema de biometria.
Prova de vida por meio de um procurador
Caso o beneficiário não consiga ir até a sua agência bancária, seja por motivo de doença ou dificuldade de locomoção, a prova de vida pode ser feita através de um procurador. Ele deve ser cadastrado previamente no INSS.
Caso tenha interesse clique aqui e veja alguns pontos importantes sobre o aplicativo Meu INSS
A procuração é um documento no qual o titular nomeia alguém de sua confiança para assinar documentos, agindo em seu nome quando ele não estiver presente. No INSS, o procurador pode solicitar benefícios, receber o pagamento e realizar consultas.
Qualquer pessoa legalmente capaz, maior de 18 anos ou entre 16 e 18 anos que seja emancipada, pode ser procuradora ou cadastrar um procurador em seu nome.
Saiba mais sobre Procuração do INSS clicando aqui!
Prova de vida para beneficiários que moram no exterior
Os beneficiários do INSS que moram no exterior podem fazer a prova de vida através do procurador cadastrado previamente (da mesma forma de quem tem dificuldades de locomoção).
Se não possuir ninguém cadastrado, o titular não conseguirá fazer uma nova procuração, já que está fora do país. Nessa situação, o beneficiário deverá realizar a prova de vida do INSS através do consulado brasileiro do país que está. É preciso seus os documentos pessoais e os emitidos por eles.
Lembrando que o processo e a documentação podem variar um pouco de acordo com o país que você estiver.
Mas e se prazo se encerrar…
Se tem mais de um ano que fez a comprovação junto do INSS, você provavelmente já perdeu o prazo para fazer a renovação. O seu benefício poderá ser bloqueado para realizar empréstimo e cartão de crédito consignado e pode ficar suspenso até a regularização.
Leia aqui o nosso post sobre como fazer a comprovação de vida após o prazo.
Então, siga os dois passos para normalizar o seu benefício:
- Tente regularizar junto ao seu banco, se a sua prova de vida do INSS tiver vencida em até dois meses, você ainda consegue resolver lá. Vá até a agência que você recebe o seu benefício e se informe com o seu gerente sobre a comprovação e quando deverá realizar (como falado anteriormente, cada banco possui o seu procedimento). Recomendamos já ir com os documentos necessários, se for possível já resolve tudo de uma vez.
- Se já tem 2 meses ou mais, você deverá se direcionar a uma Agência do INSS e pedir para reativar o seu benefício e regularizar o seu pagamento.
O ressarcimento dos meses que ficou sem receber o benefício devido ao bloqueio, podem ser solicitados no INSS.
Benefício regular! Aproveite para simular!
Agora que já aprendeu sobre a Prova de Vida do INSS e certamente está com o seu benefício regularizado, aproveite e acesse a Emprestimofacil.com e crie a sua conta na uConecte. Você poderá simular empréstimo consignado e cartão de crédito consignado, comparar as taxas de juros das propostas, as qualidades de diversos bancos com comentários de outros usuários e contratar a proposta que achar melhor. Verifique!