“Banquês” ou Jargões bancários

Apesar de não gostarmos de falar “banquês” (jargões e palavras utilizadas pelos bancos), muitas vezes ao contratar um empréstimo consignado acabamos ouvindo esses termos. Mesmo que exista essa linguagem, é importante conhecer, pois você pode encontrá-la em outros lugares.

Por isso vamos te ajudar!

Vamos explicar um pouco sobre alguns termos mais utilizados pelos bancos que talvez você queira conhecer mais (aproveite e meia sobre as siglas mais utilizadas pelos bancos).

  • Refin ou Refinanciamento

Quando o banco informa que você pode fazer um “refin” ou “refinanciamento”, significa que o seu contrato pode ser renegociado. Nesse tipo de operação, normalmente, as parcelas são mantidas com o mesmo valor e, por gerar um novo contrato, o parcelamento e a dívida “recomeçam”. Neste tipo de operação você recebe um valor líquido, pois do bruto é retirado o saldo devedor da antiga parcela.

  • Portabilidade

É uma espécie de refinanciamento, porém você muda o banco no qual possui o empréstimo. A parcela sai do banco X e vai para o banco Y, e você ainda recebe um saldo. É importante ficar atento a esse tipo de operação para verificar se ela realmente vale a pena ser realizada, pois é bastante demorada e dependendo da sua urgência é melhor refinanciar com o banco com o qual possui a dívida atual.

  • Margem consignável

Ou simplesmente margem,  é o valor permitido por lei que você pode comprometer do seu salário para pagar parcelas de um empréstimo consignado. Normalmente é limitado em 30% do seu salário.

  • Órgão averbador

O órgão averbador é o responsável pela autorização do seu empréstimo, controla sua margem consignável e em alguns casos é responsável pela folha de pagamento (ex.: INSS, Estado de São Paulos ou Prefeitura de São Paulo). Ele também é responsável pelo repasse das parcelas ao banco.

  • Averbação

Outro termo que o banco costuma utilizar é o “averbado”, ou “averbação”. Quando o seu órgão reserva a sua margem consignável, quer dizer que a proposta foi aprovada por ele. Depois desse processo, só depende da análise do banco para realizar o pagamento do seu contrato de empréstimo.

Sem banquês na emprestimofacil.com + uConecte!

Esperamos que essas explicações te ajudem a negociar, conversar e entender um pouco mais sobre o seu empréstimo consignado.

Caso queira ver mais dicas para a contratação do seu empréstimo consignado, leia mais aqui.

Sem banquês na emprestimofacil.com + uConecte

Ah! E lembrando também que, na Emprestimofacil.com + uConecte, conversamos na mesma linguagem que você. Evitamos ao máximo o banquês! Crie sua conta agora e experimente uma experiência totalmente nova!

SIMULE AGORA

 


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Empréstimo Consignado

Como Quitar Empréstimo Consignado? Vale a Pena? Saiba Tudo

Saiba como quitar o empréstimo consignado antecipadamente. Vale a pena quitar? Tem desconto? Quando é recomendado e quando não é? Saiba tudo! Quem faz um empréstimo consignado tem as parcelas descontadas diretamente da folha de Leia mais…

Dicas

Preciso de um empréstimo?

Todos os dias diversas pessoas acessam a uConecte querendo solicitar um empréstimo, mas poucas pessoas fazem a pergunta: “Preciso de um empréstimo?” Como todos querem dinheiro, se esquecem de fazer essa pergunta. Hoje vamos te Leia mais…

Dicas

Banco com a menor taxa de juros

Contratar uma proposta no banco com a menor taxa de juros é o que todos querem, mas como encontrar esses bancos? Esse é o único ou principal motivo para escolher qual instituição vai contratar o Leia mais…