“Banquês” ou Jargões bancários
Apesar de não gostarmos de falar “banquês” (jargões e palavras utilizadas pelos bancos), muitas vezes ao contratar um empréstimo consignado acabamos ouvindo esses termos. Mesmo que exista essa linguagem, é importante conhecer, pois você pode encontrá-la em outros lugares.
Por isso vamos te ajudar!
Vamos explicar um pouco sobre alguns termos mais utilizados pelos bancos que talvez você queira conhecer mais (aproveite e meia sobre as siglas mais utilizadas pelos bancos).
- Refin ou Refinanciamento
Quando o banco informa que você pode fazer um “refin” ou “refinanciamento”, significa que o seu contrato pode ser renegociado. Nesse tipo de operação, normalmente, as parcelas são mantidas com o mesmo valor e, por gerar um novo contrato, o parcelamento e a dívida “recomeçam”. Neste tipo de operação você recebe um valor líquido, pois do bruto é retirado o saldo devedor da antiga parcela.
- Portabilidade
É uma espécie de refinanciamento, porém você muda o banco no qual possui o empréstimo. A parcela sai do banco X e vai para o banco Y, e você ainda recebe um saldo. É importante ficar atento a esse tipo de operação para verificar se ela realmente vale a pena ser realizada, pois é bastante demorada e dependendo da sua urgência é melhor refinanciar com o banco com o qual possui a dívida atual.
- Margem consignável
Ou simplesmente margem, é o valor permitido por lei que você pode comprometer do seu salário para pagar parcelas de um empréstimo consignado. Normalmente é limitado em 30% do seu salário.
- Órgão averbador
O órgão averbador é o responsável pela autorização do seu empréstimo, controla sua margem consignável e em alguns casos é responsável pela folha de pagamento (ex.: INSS, Estado de São Paulos ou Prefeitura de São Paulo). Ele também é responsável pelo repasse das parcelas ao banco.
- Averbação
Outro termo que o banco costuma utilizar é o “averbado”, ou “averbação”. Quando o seu órgão reserva a sua margem consignável, quer dizer que a proposta foi aprovada por ele. Depois desse processo, só depende da análise do banco para realizar o pagamento do seu contrato de empréstimo.
Sem banquês na emprestimofacil.com + uConecte!
Esperamos que essas explicações te ajudem a negociar, conversar e entender um pouco mais sobre o seu empréstimo consignado.
Caso queira ver mais dicas para a contratação do seu empréstimo consignado, leia mais aqui.
Ah! E lembrando também que, na Emprestimofacil.com + uConecte, conversamos na mesma linguagem que você. Evitamos ao máximo o banquês! Crie sua conta agora e experimente uma experiência totalmente nova!