O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais utilizadas por possuir taxas de juros menores do que as de empréstimos convencionais.
O grande diferencial do empréstimo consignado é o fato dele ser descontado diretamente da folha de pagamento do solicitante, o que traz mais segurança para o credor.
Mas, apesar das vantagens, antes de contratar um consignado, é importante considerar alguns fatores para garantir que seu crédito seja seguro e viável para as suas finanças.
Continue a leitura deste artigo e veja o que considerar antes de contratar um empréstimo consignado!
Benefícios do empréstimo consignado
O empréstimo consignado oferece vários benefícios, e para ajudar você a decidir se ele é a melhor opção, separamos alguns:
- Taxas de juros menores;
- Prazos de pagamento mais longos;
- Segurança;
- Liberdade de uso;
- Rapidez;
- Acesso facilitado ao crédito.
Com tantos benefícios, o empréstimo consignado pode ser uma ótima opção para aqueles que precisam de crédito.
É importante lembrar que, antes de contratar qualquer crédito, deve-se sempre avaliar as condições de financiamento para garantir que você faça a melhor escolha.
Taxas e juros do empréstimo consignado
Você sabia que as taxas de juros de um empréstimo consignado possuem um teto? Isso mesmo!
O Banco Central limita a cobrança da taxa de juros junto às instituições financeiras para que não sejam cobradas taxas abusivas, como as que vemos no cartão de crédito.
Afinal, as taxas de juros são extremamente importantes quando falamos em empréstimos consignados.
Vale lembrar que durante o pagamento do seu consignado, as taxas de juros são fixas, portanto, não podem variar até o término do contrato.
Isso torna mais fácil para os aposentados e pensionistas planejarem seus pagamentos mensais.
Importante: Em um empréstimo consignado não existe a cobrança apenas da taxa de juros.
Além das taxas de juros, também estão inclusos os Custos Efetivos Totais (CET) do contrato, encargos, outras taxas e despesas das operações financeiras.
Vale salientar que não são todas as empresas que realizam a cobrança de várias taxas e encargos em seu contrato.
Por isso, vale a pena pesquisar a empresa que oferece as melhores condições contratuais para que não pague mais do que deseja.
Além das taxas de juros, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) também é uma taxa obrigatória no consignado.
Porém, fique de olho se aparecer outras taxas, como:
- Taxa de cadastro;
- Taxa de análise de crédito;
- Taxas administrativas;
- Seguros obrigatórios.
Caso essas taxas estejam incluídas em seu contrato, procure uma instituição financeira que não realize essa cobrança.
Garantias para contratar um empréstimo consignado
Ao contratar um empréstimo consignado, é importante entender quais são as garantias oferecidas.
Ao adquirir este crédito, o devedor tem a garantia de que os pagamentos serão realizados diretamente do seu benefício.
Por isso, os juros costumam ser menores do que os oferecidos nos empréstimos convencionais.
Outra garantia é que será descontado um valor fixo mensalmente, a parcela. Caso tenha mais de um consignado, o limite será de 35% do valor da aposentadoria ou pensão do INSS.
Atenção: A margem consignável para aposentados e pensionistas do INSS é, atualmente, 45% do benefício. Deste total, 35% são para empréstimo, 5% para o cartão benefício consignado e os outros 5% destinados para o cartão de crédito consignado.
Vale lembrar ainda que para empréstimos consignados nunca será solicitado o seu imóvel ou automóvel como garantia.
Além disso, este crédito também oferece segurança ao devedor, pois todos os pagamentos são monitorados pelo órgão responsável, e caso o devedor não consiga honrar o acordo, ele pode solicitar a renegociação das dívidas.
Requisitos para contratar um empréstimo consignado
A maioria das instituições financeiras possui suas próprias regras na hora de disponibilizar um empréstimo consignado, por isso, é preciso ficar atento aos requisitos que o banco solicita.
Mas, em geral, os principais requisitos para contratar um empréstimo consignado são:
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de residência e renda atualizados;
- Ser aposentado, pensionista ou servidor público;
- Conta bancária ativa;
- Idade limite que varia conforme a instituição.
Como solicitar um empréstimo consignado?
Para solicitar um empréstimo consignado é muito simples. O primeiro passo é procurar uma instituição financeira de confiança que ofereça as melhores condições de contrato.
Fique atento e procure uma boa taxa de juros, além de fugir da cobrança de taxas excessivas, como os seguros e as taxas administrativas.
Após escolher a instituição, veja se é possível realizar a solicitação do seu consignado de maneira online. Muitas instituições permitem que o processo seja feito sem sair de casa, pelo celular.
Caso seja possível fazer de forma digital, reúna todos os documentos solicitados, preencha todos os dados e faça sua solicitação.
Em casos de solicitações online, sempre será necessário a biometria, ou seja, o envio de uma foto sua. Em algumas instituições, é preciso fazer alguns movimentos com o rosto frente à câmera do celular para prosseguir com a contratação.
Após esses passos, dependendo da instituição financeira e da aprovação da análise de crédito, você poderá receber o valor solicitado em menos de 1 dia útil.
Agora que já sabe o que deve considerar antes de contratar um empréstimo consignado, não se esqueça de procurar uma instituição de confiança para lhe ajudar neste momento.