O prazo terminou no dia 28/02
Sim, é verdade! O prazo limite para realização da prova de vida era dia 28/02/2018. Esta data era apenas para os beneficiários que não realizaram a comprovação há mais de 1 ano. Para os demais, a prova de vida pode ser feita normalmente. É preciso verificar com o seu banco como proceder para regularizar o benefício.
Lembrando que todos os segurados do INSS precisam realizar a prova de vida. Ficando sujeito a ter o benefício suspenso caso não faça esse procedimento dentro de 1 ano.
Com o benefício suspenso, você não consegue realizar operações de empréstimo consignado e cartão consignado, além de claro o principal, não receber mais o crédito do salário.
Como a prova de vida é feita dentro do período de 1 ano?
É preciso ir até a agência em que você recebe seu benefício com um documento de identificação válido (RG ou CNH). Se tiver dificuldade de locomoção, um procurador poderá realizar o procedimento. ATENÇÃO: O procurador deve ser previamente cadastrado no INSS.
Leia aqui o nosso post completo sobre a prova de vida do INSS.
Residentes no exterior também precisam fazer
Mesmo quem mora no exterior também precisa realizar a comprovação de vida. Assim como as pessoas com dificuldade de locomoção, caso esteja no exterior você pode pedir para o seu procurador (cadastrado no INSS) realizar a prova de vida para você.
Se não possuir um procurador poderá realizar de outra forma. Basta ir ao consulado brasileiro e preencher o formulário adequado.
Mas o prazo já terminou e o que vai acontecer?
A princípio, o seu benefício será bloqueado/suspenso e próximo ao dia de receber você não vai ver o crédito. Então, corra para regularizar a sua situação e evitar imprevistos.
Você não pode deixar de receber a sua aposentadoria ou pensão não é mesmo? Afinal, você está vivo e tem esse direito!
Procedimento para regularizar fora do prazo
O primeiro passo é tentar regularizar direto com o seu banco, mas você não pode demorar muito. Só vai conseguir resolver se tiver até dois meses após último recebimento do seu benefício. Fazendo esse procedimento, o seu pagamento será reativado.
Se já passou 2 meses, você deverá realizar a prova de vida em uma Agência do INSS pedindo para reativar o seu benefício e o pagamento. Caso tenha ficado algum mês sem receber o benefício devido ao bloqueio, aproveite para solicitar o ressarcimento.
Prova de vida feita e benefício regularizado
Tudo certo?! Espero que as orientações tenham ajudado você! Agora que está com o seu benefício regularizado, você pode aproveitar e acessar o nosso site Emprestimofacil.com e criar uma conta na uConecte para simular e contratar um empréstimo consignado ou mesmo um cartão de crédito consignado.