Direitos seu quando realiza um empréstimo consignado…
Certamente essa informação consta no seu contrato! Como sabemos que quase ninguém lê, porque há muita informação e grande parte delas às vezes nem sabemos do que se trata e também porque damos apenas aquela olhadinha nas informações pessoais e valores, resolvemos facilitar o seu entendimento sobre seus direitos na hora de contratar um consignado.
É normal isto acontecer, mas vamos listar 4 direitos que julgamos serem os mais importantes.
Aproveitando, você tem dificuldade com linguagem de banco? Então, veja este artigo nosso.
Direito 1: Quitação antecipada do empréstimo consignado
Se você conseguir um dinheiro para pagar o seu empréstimo consignado antecipadamente, pode solicitar o boleto de quitação.
O banco é obrigado a fornecer esse boleto com o desconto proporcional aos juros que solicitou o empréstimo consignado. Esse valor é reduzido, pois você vai pagar à vista enquanto ainda teria um prazo para pagamento.
Essa é uma norma do banco central na liquidação de dívidas antecipadas.
Direito 2: Solicitar a segunda via do seu contrato
Caso você tenha perdido a sua via do contrato, o banco é obrigado a te disponibilizar uma nova via.
Você pode fazer essa solicitação quando achar necessário.
Nessa nova via, o contrato deve estar completamente preenchido, com todas as informações que constava no original assinado por você. Inclusive, deve possuir as taxas de juros, CET e os seus dados e os do banco (Veja aqui as siglas mais utilizadas pelos bancos).
Direito 3: Portabilidade da dívida
Em qualquer momento, você tem o direito de solicitar a transferência da sua dívida para outro banco de sua preferência.
Antes de qualquer coisa, é preciso saber se o banco escolhido aceita a sua dívida e se sua margem consignável está positiva (Não sabe o que é margem consignável? Veja aqui nosso artigo.).
Caso ele aceite, você deve entrar em contato com o banco que possui o empréstimo consignado informando que deseja realizar a portabilidade da sua dívida. Assim, o banco é obrigado a disponibilizar para você o demonstrativo de evolução de dívida para que você prossiga com a portabilidade.
Direito 4: Ressarcimento de parcelas descontadas indevidamente
Apesar dos bancos utilizarem sistemas avançados, o desconto indevido pode acontecer e é mais comum do que você imagina.
O desconto indevido geralmente acontece em duas situações:
- Em um contrato que após o banco ter aprovado o empréstimo ele é cancelado, mas a margem consignável reservada não é cancelada a tempo, assim o desconto acontece no próximo mês;
- Algum erro operacional ou mesmo do sistema do banco que realiza o desconto em duplicidade.
Quando isso acontece, o banco é obrigado a ressarcir o cliente. Para isto basta entrar em contato com o banco e informar o ocorrido.
Se precisar te ajudamos!
Lembramos que a Emprestimofacil.com, através da sua ferramenta da uConecte, está disponível para auxiliar nestes direitos. Basta nos acionar que vamos fazer o possível para que o banco cumpra com os seus deveres.