As fintechs de crédito estão cada vez mais populares, e também mais fortes, graças ao avanço da tecnologia.
Mas o que faz uma fintech? Simples: seu papel é oferecer soluções que facilitem, otimizem os serviços financeiros.
Por isso, esse tipo de empresa oferece, por exemplo, opções de empréstimo online. Também oferece soluções de contas digitais, de cartão de crédito fácil e vários outros.
Ficou curioso para saber mais sobre as fintechs e o que a revolução da internet trouxe para o mundo financeiro? Veja abaixo!
Revolução tecnológica no universo das finanças
Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas, novas soluções surgiram em todos os setores. Inclusive no ramo financeiro, com ferramentas e métodos de crédito que facilitam a vida do usuário.
Hoje há, por exemplo, contas correntes 100% digitais. Ou seja, o cliente não precisa nem ter acesso a uma agência física. As fintechs disponibilizam a opção de abrir a conta e cuidar do dinheiro totalmente pela internet. É possível até obter crédito de modo online.
Outra solução já bem popular é o internet banking, oferecido pelos bancos mais “tradicionais”, que têm agências físicas. Com o app do banco, o usuário pode realizar várias transações financeiras direto na tela do celular.
A revolução tecnológica trouxe ainda a inteligência artificial e chatbots, para o atendimento online dos clientes. São todas soluções que tornam o dia a dia das pessoas mais simples na hora de cuidar das finanças.
Fintechs e opções de crédito
As fintechs estão cada vez mais fortes no mercado, oferecendo várias opções de crédito para os usuários. Basta que o cliente faça uma solicitação online, que a possibilidade de empréstimo será avaliada.
Em seguida, se aprovado, o crédito cai direto na conta corrente do usuário. É uma solução rápida e simples, que pode garantir valores ao cliente com apenas alguns cliques.
Veja abaixo alguns dos tipos de crédito normalmente oferecidos pela fintechs.
Empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal é uma opção de crédito disponível para qualquer usuário. Para obtê-lo, você pode solicitar os valores e aguardar sua aprovação.
Para liberar o empréstimo, a fintech costuma avaliar a renda do cliente. Então, se o valor for aprovado, o crédito cai direto em sua conta.
Esse é um tipo de empréstimo que não limita com o que o usuário deve gastar o dinheiro. Por exemplo: um financiamento de carro limita que o usuário use os valores apenas para comprar um automóvel. Enquanto isso, o empréstimo pessoal permite que você use o crédito para o que desejar.
Na hora de solicitar um empréstimo pessoal, vale a pena fazer uma simulação de crédito. Assim, você vai poder avaliar várias opções de crédito, compará-las e escolher a melhor para o seu caso.
Empréstimo consignado
O crédito consignado é uma opção de empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS. Nesse caso, a parcela de pagamento para a fintech é descontada direto na folha de pagamento do cliente.
Por causa disso, a empresa tem mais segurança na quitação da dívida. Então, cobra taxas e juros mais baixos, e também costuma dar prazo maior para pagamento.
Você também pode usar um simulador de empréstimo consignado para comparar as ofertas de crédito no mercado.
O consignado também fica disponível para trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e membros das Forças Armadas do Brasil.
Empréstimo para autônomos
Sabia que, mesmo trabalhando de modo autônomo, você pode ter acesso a um empréstimo? Basta usar um simulador de empréstimo para autônomos e verificar as opções disponíveis.
Nesse caso, a empresa deve avaliar seu extrato bancário e comprovante de contribuição ao INSS. Esses são documentos que vão servir para sua análise de renda.
Empréstimo com garantia
Existem dois tipos de empréstimo com garantia: o com garantia de imóvel, e o com garantia de automóvel.
Nesse tipo de empréstimo, você precisa oferecer um desses bens ao banco, como garantia. Então, a empresa libera o crédito na sua conta, com juros mais baixos.
Afinal de contas, a fintech tem mais segurança de que o pagamento será realizado. Se os valores não forem pagos em parcelas, a empresa pode dispor do bem para quitar os valores.
Importante dizer que o bem continua sendo do cliente, e ele pode usá-lo normalmente. A empresa só vai dispor dele se precisar “tomá-lo” para quitar a dívida.
Esse crédito também é chamado de refinanciamento, e pode garantir altos valores de crédito ao cliente. Mas é importante ter bastante controle financeiro, além de planejamento. Assim, será mais simples manter as parcelas em dia e evitar problemas com as fintechs.
Assim como os demais créditos, vale a pela simular o empréstimo com garantia, para encontrar o mais vantajoso. Afinal, as fintechs oferecem valores de crédito diferentes, têm prazos diferentes e também cobram juros diversos.
Por que digitalizar?
Muita gente se pergunta se vale a pena digitalizar sua vida financeira. Não apenas contratando crédito online, mas também controlando gastos pela internet e apps.
Pois existem várias vantagens nessas soluções. Elas oferecem, por exemplo, mais comodidade. Com as fintechs, não é preciso sair de casa para abrir uma conta, nem para obter um empréstimo. Basta fazer tudo pela internet.
Outro atrativo é que os serviços costumam ser mais baratos. Até porque, as fintechs não mantêm espaços físicos e, quando têm, são poucos. Por isso, os gastos com estrutura são economizados. Então, as empresas “repassam” essa economia ao cliente, cobrando taxas e juros menores.
Vale a pena digitalizar sua vida financeira, pois você vai ter ainda acesso mais fácil as suas informações financeiras, sem se perder em contas. É algo que pode ajudar a controlar o orçamento e evitar dívidas.
Considerações finais
São várias as soluções tecnológicas para sua vida financeira, e cada uma delas tem seus atrativos para o usuário.
O empréstimo online, por exemplo, costuma ser mais barato. Já as contas digitais são mais simples de ser liberadas.
Há ainda várias outras alternativas, como o cartão de crédito solicitado pela internet, aplicativos de finanças e mais.
O importante é analisar bem suas alternativas e escolher a mais vantajosa para seu caso. Se você limitar as soluções, escolher as melhores, vai ter mais controle sobre as finanças e mais segurança no seu orçamento.