Ah!!! O Começo de ano…
Todos os anos começam da mesma forma: procura de um novo emprego, um novo amor, promessa de emagrecer, de passar mais tempo com a família, de viajar, de economizar e claro a obrigação das contas à pagar.
No começo do ano apesar de muitas promessas, fica difícil de guardar dinheiro para as contas não é mesmo?
Se não fizermos nada de diferente, no final será igual a todos os anos anteriores.
Este mês agora é a vez das contas!!!!
Neste momento já gastamos todo o nosso 13º, ou quase todo…. E as contas vão começar a vencer e elas não esperam!
IPVA, IPTU, renovação de matrícula dos filhos na escola ou mesmo da sua faculdade, material escolar, dívidas feitas para comprar presentes de natal, viajar ou gastos em festas de réveillon….. Vamos parar por aqui não é mesmo? .
Não se desespere, siga algumas dicas para organizar essas contas
- Se tiver conseguido guardar um pouco do seu 13º, utilize ele para ajudar no seu orçamento e não deixar as contas vencerem;
- Avalie as contas que devem ter prioridades no pagamento, como contas de consumo (energia, água, telefone, alimentação) e contas que em caso de atraso os juros são mais altos (principalmente cartão de crédito);
- Alguns impostos podem ser interessantes o pagamento em parcela única. Se tiver um bom desconto, pague à vista (claro se o seu orçamento comportar);
- Pesquise bem os preços! Essa dica é para todos os meses, mas no começo do ano é importante essa pesquisa nos materiais escolares, já que existe uma variação de preço muito grande em um mesmo produto. E claro, se puder reaproveitar um material utilizado do ano anterior ou trocar com amigos, parentes ou familiares que tenham filhos também, faça isso!
- Adie os gastos desnecessários, também utilize essa dica para todo o seu ano. Nesse momento, foque no que já gastou e no que ainda tem que pagar, novos gastos somente se for realmente necessário.
- Essa dica é para o próximo ano, mas tente seguir ela. Comece a se organizar para os gastos extras ainda no final do ano. Assim que receber o seu 13º, guarde um pouco e planeje as suas despesas, sejam elas previstas ou não, seja precavido. Quanto vou gastar com presentes de natal? Vou precisar de quanto para viajar? A festa de réveillon será quanto? Qual é o preço do meu IPVA e do meu IPTU?
Seguindo essas dicas, certamente o seu próximo começo de ano será mais tranqüilo!
Veja outras dicas para economizar ao longo do ano aqui!
Se precisar podemos te ajudar
Na Emprestimofacil.com, podemos verificar a possibilidade de realizar um empréstimo consignado para você. Até mesmo porque a taxa de um consignado (Veja aqui o comparativo de taxas de juros entre modalidades de empréstimo) pode ajudar você a quitar todas as dívidas de início de ano e tirar um pouco do sufoco que é nesta época.
Acesse o nosso aplicativo, uConecte e faça uma simulação.
Para os beneficiários do INSS, temos a opção do empréstimo consignado utilizando o aumento do salário mínimo.